Desenvolvimento "Made In Portugal" pelo mundo

2018.4.5

A Smart Innovation (SI), empresa tecnológica sediada em Barcelos, vai pintar três hospitais da Costa do Marfim com tintas bactericidas. A tecnologia que incorpora as tintas é exclusiva da SI que desde 2012 tem vindo a desenvolver soluções na área têxtil, onde ainda faz cerca de 70% do seu volume de negócios.

As tecnologias desenvolvidas passam pela incorporação de partículas noutros materiais/estruturas. Estas partículas contêm no seu interior elementos funcionalizados para uma determinada necessidade que pode ir desde a prevenção de doenças a proteção do meio ambiente / pessoas.

A SI nasceu na Universidade do Minho onde após compreensão do potencial produtivo e de valor de mercado das soluções que os seus fundadores desenvolviam criou um modelo de negócio, dando início à exploração comercial.

O primeiro produto comercializado foi um repelente anti-mosquito incorporado em materiais têxteis que posteriormente se estendeu a outras aplicações nomeadamente tintas, sprays, toalhitas, pulseiras, entre outros. O “Anti Mosquito” é o produto estrela desta tecnológica e encontra-se agora em fase de crescimento exponencial.

O primeiro grande cliente nacional da SI foi a Zippy, onde graças ao produto da SI lançou uma linha de roupa infantil com repelente para mosquito.   

Ácaros, repelente de mosquitos, bactericida, pé diabético, frieiras, pé de atleta e térmitas são as diferentes linhas de produtos da SI, que tem uma associada no Brasil (Total Repel).

A tecnologia Portuguesa é, sem dúvida alguma, reconhecida em todo o mundo. Tem ainda muito potencial por desenvolver e a Smart Innovation é uma prova viva da capacidade de inovação e de impacto que as nossas empresas podem ter no mundo.